sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Rádio UOL entrevista Cine

Em fase “Tropicália”, banda Cine prepara turnê nos Estados Unidos e participa do festival SXSW
O Cine está de malas prontas para os Estados Unidos e se prepara para tocar em dos maiores festivais de música do mundo, o South by Southwest, mais conhecido pela sigla SXSW. Famosa pelo estilo pop adolescente que a elevou ao status de ídolo teen no Brasil com as músicas “Garota Radical”, “As Cores” e “Nunca Ninguém Morreu Por Amor”, a banda afirma que está em uma fase mais brasileira e até se arrisca a dizer que a sonoridade atual lembra um pouco a Tropicália.

O grupo promete mostrar essa nova faceta no SXSW e priorizar as músicas do EP “Verano”. O trabalho ainda não foi lançado no Brasil, mas seu primeiro single foi divulgado no início de 2013 – “Praia e Sol”, em parceria com a Turma do Pagode.

O festival, que acontece na cidade de Austin (Texas), chega à sua 27ª edição e ocorre entre os dias 8 e 17 de março. Nomes de peso da música internacional já estiveram nos palcos em edições anteriores, caso de Bruce Springsteen, Amy Winehouse, REM, Foo Fighters e Strokes.

Com centenas de participantes e shows espalhados por toda a cidade, o SXSW também contará com diversos grupos brasileiros, como Bonde do Rolê, Gang do Eletro e Fresno. A banda paulistana faz sua apresentação no dia 15 de março.

Em entrevista ao UOL, o vocalista DH revela que o Cine está com planos para fazer uma turnê de dez shows pelos Estados Unidos, aproveitando a passagem pelo país, e que o grupo vai mostrar aos norte-americanos um lado que até mesmo os fãs brasileiros não conhecem.

Vocês conheciam o festival? Já tinham acompanhado edições anteriores?

Quem conhecia melhor era o nosso empresário, que enviou o material para os organizadores do evento analisarem, sem pretensão. Eles retornaram, falaram que gostaram e que estávamos convidados para tocar. Gostamos bastante e agora vamos pra cima. Não foi nada premeditado, pensado demais. A gente nem deu muita atenção de cara. Quando chegou o convite, falamos: “Caramba, irado!”. Estamos bem ansiosos, vai agregar muita coisa. É a primeira vez que vamos aos Estados Unidos também.

O site do festival classifica o Cine como banda pop. Quem for ao show vai ver uma apresentação pop mesmo ou vai se surpreender?

Vamos mostrar muito o “Verano.” Ele tem bastante musicalidade nacional, desde reggae até samba. Vai ser diferente. A galera vai ouvir um som meio Tropicália e se perguntar: “O que é isso?”. É diferente até do que o Cine está mostrando aqui. Uma fase que a gente começa a divulgar, ironicamente, fora do Brasil. Vamos lançar este novo trabalho e divulgar lá fora, vai ser muito doido, nem sei o que a galera vai achar.

O Cine tem esse lance – começamos como hardcore, depois fomos para o eletrônico e nos entregamos totalmente. Agora, estamos misturando eletrônico com muita coisa que a gente gosta. Ouvimos muito Cidade Negra e Skank. Sempre queremos mudar dentro do estilo, sem deixar de ser pop.

Além do festival, estão com planos para tocar em outros lugares nos Estados Unidos?

A gente tem uma série de shows marcados já, mas estamos com algumas pendêmcias com o visto. O nosso é o de turismo e para tocar em outros lugares precisamos tirar um outro tipo (P). A gente até deu uma segurada para divulgar os outros shows. São dez no total, em Los Angeles, Las Vegas e Texas. Vamos viver o underground que enfrentamos no Brasil – pegar uma van e ir de casa em casa tocando. Estamos torcendo para que dê certo. Vamos sair daqui no dia 1 de março.

Vocês pretendem registrar essa turnê em DVD?

Vamos fazer um diário nosso e lançar em um documentário. Estamos prometendo isso aos fãs há uma cara e não conseguimos lançar até agora. Estava engatilhado para sair um DVD em janeiro e depois do convite da tour decidimos esperar, para mostrar essa parte também.

Vão cantar algumas músicas em inglês?

Estamos preparando algumas músicas com refrão em inglês, para a galera entender um pouco a letra. Não a música inteira, queremos mostrar um pouco da nossa língua também.

E o “Verano”, quando vai ser lançado?

Estamos pensando ainda no formato. Queremos renovar. Não vamos lançar o CD físico mais, porque achamos que esse não é mais o caminho. Vamos apostar na internet, que é onde está o nosso público, e oferecer a música por download para os fãs escolherem quanto vão pagar pelo CD. Pretendemos soltar antes de ir para os Estados Unidos.

O último single do Cine, “Praia e Sol”, foi lançado em parceria com a Turma do Pagode. O que os fãs acharam dessa ação?

Antes de lançarmos, muita gente mandava mensagem via Twitter pedindo que não fizéssemos. Acharam que íamos fazer um sambão, mas a música tem uma vibe diferente - não é pagode, nem Cine. Ficou uma mistura mesmo e os fãs curtiram. Sempre gostamos de pagode e de estilos de música que nasceram aqui. Já fomos em shows de pagode para dançar e pegar a mulherada.

                                                    fonte: radiouol.blogosfera.uol.com.br
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário